1.png
  • Katarina Ferreira

SINTERKLAAS NA HOLANDA - O QUE EXPATS PRECISAMOS SABER

Enquanto o resto do mundo conhece dezembro como a celebração do Natal, para a maioria das crianças na Holanda, o dia mais importante durante dezembro é 5 de dezembro, quando Sinterklaas (São Nicolau) lhes traz seus presentes!




Quem foi Sinterklaas?


O São Nicolau original foi bispo de Myra na Ásia Menor na primeira metade do século IV. No final da Idade Média, sua morte - ou nascimento no céu - em 6 de dezembro, era comemorada anualmente. São Nicolau voltou à Terra trazendo presentes para todas as crianças que mereciam e puniu o resto deixando trocas de bétula (madeira seca) para uso dos pais.


Hoje em dia, São Nicolau chega à Flandres e à Holanda em novembro vindo da Espanha - acredita-se que os marinheiros espanhóis trouxeram a lenda de São Nicolau para a Holanda - para se preparar para as celebrações especiais em 6 de dezembro. Enquanto os holandeses comemoram no dia 5 de dezembro, em Flandres as comemorações acontecem no dia (6 de dezembro) com mais foco nas crianças do que em toda a família.


São Nicolau e seu cavalo branco também foram associados à lenda pagã do deus germânico Wodon (deus dinamarquês Odin), uma divindade todo-poderosa que se acreditava voar pelos ares em um cavalo mágico todo mês de dezembro, no solstício de inverno, o dia mais curto do ano. O Sinterklaas Journaal também é um programa assistido por muitos.


Polêmica...


Independentemente de onde você é, você provavelmente já ouviu falar sobre Sinterklaas devido à natureza controversa de seus ajudantes, Zwarte Pieten. Ultimamente tem havido muita discussão em torno do assunto, e isso é ótimo!


A questão de Zwarte Piet definitivamente não deve ser tomada ignorada, mas há mais nesta celebração do que a existência infeliz desses "ajudantes" - e é isso que vou falar aqui.




Como que ele chega?


Acompanhado de seu cavalo branco (Schimmel), Sinterklaas ou Sint Niklaas (São Nicolau) chega à Holanda com seus ajudantes, o Zwarte Pieten (Black Peter), para marcar o início da temporada de férias. Esta tradição Sinterklaas é transmitida ao vivo, e a cada ano Sinterklaas chega em uma cidade diferente em uma programação (Sinterklaas intocht).


Durante as duas semanas antes de seu "aniversário", Sinterklaas cavalga pelos telhados à noite em seu cavalo branco, ouvindo através das chaminés as boas crianças e deixando-lhes guloseimas e doces em seus sapatos. A escalada é até a véspera de seu dia de festa (Sinterklaasavond) em 5 de dezembro, quando Sinterklaas entrega presentes para crianças boas e as crianças que foram travessas "ganham um intercâmbio de um ano na Espanha".


Na Sinterklaasavond (noite do Sinterklaas), crianças esperam ansiosamente que Sinterklaas bata em sua porta. Embora Sint normalmente já tenha voado quando eles atenderem, um saco cheio de presentes os aguardará na porta. Após a visita de Sinterklaas, cada membro da família se reveza distribuindo presentes e os desembrulhando. Os nomes são impressos em cada presente, e quase todos os presentes são acompanhados por um poema humorístico sobre o destinatário do presente, às vezes provocando-o sobre seus hábitos bons e ruins.




As famílias celebram a festa de Sinterklaas cantando canções e se entregando a uma festa própria, que consiste principalmente em doces como maçapão, iniciais de chocolate, pepernoten (biscoitos de gengibre) e chocolate quente com chantilly.


No Dia de São Nicolau, em 6 de dezembro, Sint parte da Holanda. Em algumas partes do sul da Holanda e da Bélgica, as crianças precisam esperar até 6 de dezembro para abrir os presentes.


A tradição


As crianças aprendem que os Piets mantêm um registro de todas as coisas que fizeram no ano passado em um grande livro. Crianças boas receberão presentes de Sinterklaas, mas crianças ruins serão colocadas em um saco e os Piets os levarão para a Espanha por um ano para ensiná-los a se comportar! (sequestro minha gente! hahaha, isso me lembro a lenda do moço do saco no Brasil)


Na noite em que Sinterklaas chega à Holanda, as crianças deixam um sapato perto da lareira ou às vezes no parapeito da janela e cantam canções Sinterklaas. Eles esperam que Sinterklaas venha durante a noite com alguns presentes. Eles também acreditam que se deixarem feno e cenoura na chuteira para o cavalo de Sinterklaas, vão ficar com alguns doces ou pequenos presentes.


Em muitas famílias, as crianças são informadas de que Sinterklaas e um Piet fazem uma visita semanal, então as crianças deixam seus sapatos perto da lareira ou janela, ou seja, todos os sábados até a festa principal dos Sinterklaas em 5 de dezembro.


Alguns vocabulários Sinterklaas para expatriados


Você vai precisar de um vocabulário holandês adequado para desfrutar de toda essa tradição. Então, aqui está nosso guia Sinterklaas para expatriados em ‘pakjesavond’ e todas as outras coisas totalmente holandesas que acontecerão no dia 5!


Pakjesavond


A noite tradicional da celebração Sinterklaas, a noite de 5 de dezembro é chamada de “pakjesavond” (tradução: noite de presentes).

Para que as crianças realmente acreditem que há um cara muito velho comprando presentes para todas as crianças em toda a Holanda, a noite geralmente consiste em um vizinho (“buurman”) batendo na porta da frente e deixando alguns presentes no porta.


Sinterklaasgedicht


O “Sinterklaasgedicht” (tradução: poema Sinterklaas) é um aspecto importante da celebração Sinterklaas. Geralmente é escrito em um esquema de rima simples e geralmente contém informações embaraçosas/divertidas sobre a pessoa para quem o poema foi escrito. O poema é sempre escrito a partir da perspectiva de Sinterklaas ou Zwarte Piet, uma vez que eles devem conhecer todos os seus segredinhos sujos.


Letras de chocolate


Esta não é uma palavra holandesa, mas é de longe a melhor tradição holandesa. É exatamente o que você deseja encontrar no seu sapato.


Pepernoten vs Kruidnoten


Essa é um grande debate por aqui. Os holandeses acham uma absurdo ter lojas de pepernoten sem ser na época do Sinterklaas, mas agor já existem várias.

E p ara deixar um "Dutch" verdadeiro (e um pouco simplório) realmente irritado, você também pode simplesmente dizer pepernoten descuidadamente quando realmente quiser encher a boca com kruidnoten. A diferença é simples entre essas duas delícias: Pepernoten são pequenos blocos macios e mastigáveis de ‘Peperkoek’, um tipo de pão de mel feito com mel e sementes de anis já os Kruidnoten são mini cookies redondos, duros e crocantes ( e esse é o que vende mais nas lojas). Até hoje não entendo porque a loja Van Delft Pepernoten, tem esse nome se eles só vendem Kruidnoten.





Zwarte Piet


Os companheiros de Sint Niklaas, Pedro Negro, há muito são motivo de polêmica. Há cada vez mais debates locais e internacionais de Zwarte Piet sobre se é racista ou "apenas" uma tradição holandesa.


A origem de Zwarte Piet e seu traje é incerta, com alguns dizendo que Zwarte Piet é um símbolo medieval da ideia cristã do que seria o mal, uma vez associada à escuridão e, portanto, ao rosto simbólico escurecido, enquanto outros acreditam que é mais provável que Zwarte Piet era o servo mouro de São Nicolau.


As pessoas que cresceram com essa tradição holandesa, no entanto, insistem que não é uma coisa racista e que a mensagem que receberam quando crianças e a mensagem que transmitem aos filhos é que o rosto de Zwarte Piet está enegrecido de fuligem ao entrar nas casas por a chaminé.


Deixo vocês tirarem suas próprias conclusões sobre isso.


0 comentário

Posts recentes

Ver tudo