top of page
1.png

DEPRESSÃO MORANDO FORA?


Isso é bem comum


Não entenda mal, desde o primeiro dia que chegamos na Holanda nos sentimos em casa. Desde da primeira vez que visitamos o país, e desde sempre. Porém, mudança total de ambiente, distância da família e amigos, novos desafios, clima frio, língua diferente, dia anoitecendo as quatro da tarde, falta de sol… Não é difícil entender porque muita gente entra em depressão quando se muda para outro país.






Tempo para se adaptar


Existe todo um período de adaptação, mudanças até mesmo físicas, o clima por exemplo, mudou meu cabelo e pele.

Tudo isso a gente já espera quando decide se mudar, mas na vivência é um pouco diferente. Muitas coisas podem acontecer, como ficar sem emprego, doença na família do outro lado do mundo, ou até mesmo uma simples falta de vitamina D. Coisas simples do cotidiano que quando estamos no “nosso ambiente natural” não nos afetam, mas basta mudar o cenário que podem viram uma bola de neve perigosa.

Pela nossa experiência, a tristeza bate sem pedir licença, e é importante se policiar e tomar alguns cuidados para isso não virar uma rotina.


Vitamina D


Quando passamos aqui nosso primeiro verão, vimos uma cena típica holandesa: pessoas literalmente jogadas no chão ou com cadeiras e mesas de suas próprias casas no meio da rua sedentas por um pouquinho de sol. Óbvio que achamos super engraçado e exagerado, é apenas sol minha gente! Pois bem, depois de dois invernos me vejo totalmente sendo essa “pessoa-lagartixa” esperando um solzinho quentinho.

Além de aquecer nosso corpinho , o sol também aquece nosso coração e mente, nos presenteando com a tão falada vitamina D. Sem ela começamos a nos sentir cansados, sem ânimo e nos tornamos mais suscetíveis a uma depressão. Por isso, uma das coisas importantes morando na Holanda é suplementar essa vitamina.


Suplementos


Quem acompanha a gente a mais tempo sabe que quase não comemos carne e que o plano é parar de vez um dia, então os suplementos já faziam parte do cotidiano. Somos clientes de carteirinha (literalmente) da Holland and Barrett, uma loja de produtos naturais onde você encontra de tudo. Pesquisando e conversando com as atendentes, descobri que existem muitos tipos de suplementos e fitoterápicos para ajudar naquela “tristezinha sem sentido”. Por exemplo, que assim como a Vitamina D, a falta de Magnésio no organismo causa desânimo, cansaço e tristeza. Que existem fitoterápicos que ajudam no controle emocional, assim como os florais tão conhecidos. Que nosso corpo precisa de uma série de pequenas coisinhas para continuar nos trilhos.

Desde então aqui em casa a gente toma todo dia um “coquetel” especial para sempre estarmos com as vitaminas e emoções certinhas. São todos sem contra indicação, naturais e realmente funcionam para nós – notem que não é nossa intenção indicar nenhum deles, é sempre importante consultar um médico antes de suplementar qualquer coisa (não foi nosso caso porque os médicos aqui deixam um pouquinho a desejar), apenas estamos contando nossa experiência. De fato após o uso dos suplementos, tanto nosso humor ficou ótimo, quanto nosso exame de sangue.


O que eu uso?


  • Rhodiola – Planta medicinal que melhora as capacidades físicas e mentais, utilizada principalmente em casos de estresse, depressão, melhora a imunidade. Vende normalmente em cápsulas, e também é encontrada no Brasil.

  • Valeriana – Planta medicinal que melhora o sono, diminui a ansiedade e o estresse, fora isso existem relatos que alivia as cólicas menstruais, entre outras indicações.

  • Magnésio – Dentre os elementos minerais do organismo humano, o magnésio é considerado o segundo em importância, logo depois do potássio. O magnésio é considerado um tranquilizante natural, já que produz relaxamento dos músculos esqueléticos, assim como da musculatura dos vasos sanguíneos e do trato gastrointestinal. Entre outras indicações.

  • Suplemento Vegetariano – Na loja vendem um suplemento destinado as necessidades diárias do corpo humano, com todas as vitaminas vitais e minerais. Incluindo B12 e Vitamina D.


Cada pessoa é uma pessoa, então essa é apenas a MINHA EXPERIÊNCIA. Consulte seu médico!
Cada pessoa é uma pessoa, então essa é apenas a MINHA EXPERIÊNCIA. Consulte seu médico!

0 comments

Recent Posts

See All
bottom of page