1.png
  • Katarina Ferreira

CORONAVÍRUS NA HOLANDA - QUARENTENA E ATUALIZAÇÕES

Atualizado: Jul 23

Um pouco sobre números e prevenção do Covid na Holanda.



Holanda relatou seu primeiro caso confirmado de coronavírus em 27 de fevereiro de 2020 em Tilburg, seguido por um caso em Diemen e em Delft., Desde então, os números aumentaram rapidamente.


Nota: O RIVM alerta que o número pode ser mal interpretado, porque nem todos ocorreram nas últimas 24 horas. "Às terças-feiras, o número de notificações sempre foi o mais alto da semana", explicaram. "Isso pode ser explicado pelo fato de que muitas das mortes e admissões são processadas e relatadas na sexta, sábado e domingo na segunda-feira."

É esperado que os números continuem a subir chegando ao auge no início de maio. Você pode acompanhar os números aqui.


Casos por região


A maioria dos casos holandeses na Holanda está na província de Noord-Brabant e Utrecht, este mapa mostra o número de pacientes hospitalizados por 100.000 habitantes, conforme relatado pelo GGD do Serviço Municipal de Saúde. Imagem: RIVM


Pesquisa sobre o Covid na Holanda


Segundo uma pesquisa divulgada no dia 3 de Abril a grande maioria dos holandeses está aderindo às regras impostas pelo governo para combater o coronavírus, com 99% dizendo que mantém a 1,5 metros de distância de outras pessoas - não sei se eu acredito nessa pesquisa não, mas ok... A pesquisa foi feita com 2.300 holandeses pelo Departamento de Pesquisa da I&O em colaboração com a Universidade de Twente. Também revelou que 97% das pessoas estão lavando as mãos mais e 93% estão em casa o máximo possível.

Parte da razão para isso, revela a pesquisa, é que eles estão sendo mantidos informados pelo governo sobre a eficácia de suas ações. Se os holandeses acreditam que o distanciamento social é eficaz, eles continuarão a fazer isso. Os pesquisadores recomendam que mais informações sejam compartilhadas com o público sobre suas descobertas. Reporta o site Dutch Review.

Mais sobre a pesquisa

Também foram reveladas notícias mais positivas pela pesquisa: 88% dos entrevistados disseram estar satisfeitos com a maneira como o governo estava lidando com a crise. Ainda mais importante, 94% dos profissionais de saúde - as pessoas que nos mantêm vivos - disseram estar felizes com as medidas do governo e 78% acharam que as medidas atuais eram suficientemente fortes.


Leitos de UTI nos hospitais Holandeses


De acordo com a OMT - gerenciamento de crises, as unidades de terapia intensiva voltarão à sua capacidade regular até 1º de maio. Isso significa, na prática, que haverá 1200 leitos no total, dos quais 700 serão ocupados por pacientes com coronavírus.




Hoje 30 de Abril, 804 pacientes relacionados ao coronavírus estão em tratamento intensivo. Isso é 57 menos que ontem e o décimo sétimo dia consecutivo com uma diminuição dos leitos de UTI ocupados. Fonte e gráfico: @itsTAGofficial

Atualmente, a Holanda conseguiu dobrar sua capacidade total de UTI, com 2400 camas disponíveis em todo o país, das quais 1900 estão disponíveis para pacientes com coronavírus. As unidades de terapia intensiva em todo o país foram expandidas para lidar com a crise.

Quais as medidas de quarentena na Holanda?


No meu post anterior sobre as regras da quarentena na Holanda, que deixei tudo bem explicado, mas em resumo são:


  • Grupos maiores que três pessoas em espaços públicos estão proíbidos e sujeitos a multa de até 400 Euros por pessoa no grupo.

  • É necessário uma distância mínima de 1,5 metros de outras pessoas sempre que possível.

  • Trabalhe de casa, se possível, até pelo menos 20 de Maio.

  • As escolas primárias e creches poderão ser reabertas - pelo menos parcialmente a partir de 11 de maio.

  • Pessoas com sintomas de resfriado ou gripe devem se manter em isolamento, apenas se os sintomas piorarem, incluindo febre acima de 38 graus e dificuldade em respirar, podem chamar um médico. (tem que ligar primeiro, não é pra sair correndo pro hospistal que eles não vão te atender sem agendamento).

  • Restaurantes e cafés permanecem fechados até pelo menos 20 de maio. No entanto, o serviço de entrega ainda está disponível. E alguns cafés estão abertos para levar para viagem.

  • Clubes esportivos, academias de ginástica, saunas, clubes sexuais e cafeterias também permanecerão fechados até 20 de maio, pelo menos.

  • Todas as reuniões de mais de 100 pessoas foram canceladas. Locais públicos como museus, locais de concertos, teatros, clubes esportivos e eventos esportivos foram fechados ou cancelados até 1º de setembro.


Devo evitar o transporte público na Holanda?

Os virologistas sugerem que você seja mais vigilante ao usar o transporte público. Se você realmente precisa ir a algum lugar, use o transporte público. Apenas mantenha-se a uma distância segura de outras pessoas, para não tocar no rosto depois de tocar em objetos externos (como alças dos ônibus) e lave as mãos com sabão assim que voltar para casa. Se você estiver em um grupo de risco, não use transporte público. E, claro, se você estiver doente, fique em casa.


Bom senso no Supermercado


Existe um limite noo número de clientes autorizados a entrar nos supermercados por vez. Isso é para garantir uma distância mínima de 1,5 metro entre os clientes. Menos cestas de compras estarão disponíveis e, uma vez atingido o número máximo de clientes, quem quiser entrar precisará esperar para que outro cliente saia em uma fila também com as medidas de segurança. Essas políticas são para proteger tanto os funcionários e quanto os clientes, então respeite. E claro gente, supermercado não é saidinha, tenho visto muita gente indo no mercado apenas para dar uma voltinha, principalmente os mais velhos que querem sair de casa e estão em grupos de risco.


Ansiedade e coronavírus


Sei que parece clichê e é uma situação dificíl para todos nós, mas: mantenha a calma! Isso vai passar e estamos todos juntos! Embora o coronavírus seja algo a ser levado a sério, não há necessidade entrar em pânico ou comprar compulsivamente papel higiênico. Os números e estudos mostram que, mesmo que você tenha o vírus, não necessariamente terá uma forma grave dele ou até mesmo apresentará os sintomas ( por isso é ainda mais importante manter a quarentena, pois não sabemos e estamos transmitindo o vírus para alguém em grupos de risco ou não). De fato, estatisticamente, a maioria das pessoas não precisa de hospitalização e se recupera totalmente. Mas todos nós estamos vulneráveis para casos de ansiedade e preocupação, principalmente com nossos familiares, amigos e a situação economica do todo mundo.


O que posso dizer é: medite, respire e tente filtrar as informações que você recebe. Por exemplo, você sabia que a Holanda é um dos países mais bem preparados para eventos de pandemia?


Em 2019 o Global Heath Security constatou que a Holanda estava adequadamente preparada para uma pandemia. No entanto, classificou a Holanda como a terceira mais preparada.


Sei que muitos de vocês me lêem do Brasil, e também tenho acompanhado as notícias por ai, eu sei que parece um poço sem fundo, mas acreditem, brasileiro é um povo forte, já passamos por muitas e muitas coisas nessa vida e não vai ser um vírus que vai nos derrubar. Eu tenho fé que tudo vai passar , e vai! Estamos todos juntos nessa!

  • Facebook - Círculo Branco
  • Instagram - White Circle

2018 Vida Laranja. All rights reserved.© 2023 by Katarina.