1.png
  • Katarina Ferreira

COMO PROCURAR EMPREGO NA HOLANDA

Atualizado: Ago 30


Não existe fórmula mágica para arrumar emprego na Holanda, nem em nenhum outro lugar do mundo. Mas algumas dicas são essenciais para ajudar no processo.

A busca pelo emprego


Antes de mais nada, saiba que a sua rede de contatos faz toda a diferença na hora de conseguir um emprego por aqui. É muito comum o uso de LinkedIn e agências de empregos. A primeira coisa a fazer é atualizar seu CV e LinkedIn para o inglês. Os recrutas realmente “caçam novos talentos” por essa rede, então tenha em mente que se seu perfil estiver em português ela vai passar batido.








Recrutadores ajudam muito


A partir do momento que você atualiza o seu CV no LinkedIn, a probabilidade de um recruta entrar em contato com você é grande, pelo menos se a sua área for TI. Eles correm atrás de vocês, eles te arrumam um monte de entrevistas, e você não precisa pagar nada por isso. Vale dizer que muitos são “muito papo pra pouca coisa”, mas já que é de graça, vale tentar. É bom para conhecer e ter mais experiências em entrevistas por aqui. Essa é uma realidade mais focada na área de TI, não ache que todas são assim.


Sites de emprego


Se inscrever nos sites de emprego do país, também é uma ótima opção, assim além de ver as vagas disponíveis, você pode ter uma ideia da demanda do país. Os principais são:



No meu caso o que mais funcionou foi o Indeed, mas cada caso é um caso, né?


Mas e o Holandês?


Falar holandês, não é regra nas vagas de muitos empregos, depende muito da sua área, mas é sim uma forma de conseguir emprego mais rápido.


Ah! Os holandeses gostam muito quando o povo de fora mostra que tem interesse na língua, então aprender algumas palavras pode te ajudar na entrevista. Veja bem, se a sua intenção é construir uma vida na Holanda, como nós, cedo ou tarde terá que aprender holandês.


Capriche no CV e na Cover letter


Praticamente todas as empresas pedem uma cover letter (carta de apresentação), eles adoram. Então inclua sempre que for enviar um CV, sua cartinha com suas motivações para o emprego, suas experiências e tudo mais. Suas chances de ser notado aumentam, para ser sincera, acho que eles nem te dão bola se o CV for uma cartinha. Claro, tudo isso em inglês.


Áreas que tem mais procura


Na Holanda profissionais de publicidade, TI, petróleo e gás, energia solar, tecnologia, moda e varejo, tem uma procura maior, e então sempre contratando estrangeiros. Portanto, se você for qualificado em uma dessas áreas suas chances aumentam. Mas não entre em pânico se essa não for sua profissão, tem espaço para todos.


Amplie sua procura


Eu sei que para quem é do Brasil, o costume é procurar emprego na cidade que mora, claro tudo é enorme e longe. Mas tenha em mente que na Holanda tudo é perto de tudo, então não tenha medo de buscar oportunidades em outras cidades vizinhas. O Juan passou muito tempo trabalhando em outra cidade que era 25 minutos de Amsterdam. Por aí vocês podem ter ideia como é perto.



Para saber mais sobre esse assunto, esse artigo que escrevi pode ajudar ainda mais.


E você? Está em busca de emprego na Holanda, ou já está empregado? Conta aqui nos comentários pra gente! 😉

1 comentário
  • Facebook - Círculo Branco
  • Instagram - White Circle

2018 Vida Laranja. All rights reserved.© 2023 by Katarina.