top of page
1.png

A HISTÓRIA DAS TULIPAS

Updated: Jul 12, 2019

Você sabia que as Tulipas não são holandesas? E que elas foram as causadoras a histórica queda da bolsa de 1600? Não? Então senta que lá vem a história...


Lá em 1560



As Tulipas caíram no gosto dos nobres e ricaços da Europa logo que foram trazidas da Turquia para Holanda em 1560 pelo botânico Conrad Von Gesner. As espécies de tulipas mais raras eram cotadas a preços surrais que deixariam qualquer Rolex ou Louis Vuitton no chinelo nos dias de hoje. A mais cobiçada era uma tulipa rosa, a Semper Augustus. Em 1624, um único botão custava o mesmo que um apartamentinho no centro de Amsterdam.


Já que elas passaram a ser um artigo de luxo, os holandeses passaram a plantar aqui para abastecer o mercado, e com o crescimento no valor das tulipas a produção aumentou e assim as pessoas passaram a vender os bulbos das tulipas da temporada seguinte, desse jeito as tulipas passaram a ser até herança.


Sempre tem um esquema


Na verdade virou um grande esquema, especuladores da bolsa compravam bulbos dos floristas no inverno e ficavam com eles na esperança de que o preço subisse quando chegasse a primavera. Eles nem levavam o bulbo para casa, ficavam com um contratinho, que lhes dava direito ao dinheiro que elas rendessem mais tarde.

Vende aqui, compra ali, e conforme as especulações dos bulbos crescia, mas gente queria comprar. As tulipas mais raras valiam mais que grandes empresas na época, um super negócio.


Sabe como é pra comprar um imóvel hoje em Amsterdam? Aquela briga preços absurdos, leilão, leva quem dá mais? Então.. foi assim com as tulipas. Se você adquiria um desses contratos de bulbos pelo preço que fosse, sempre aparecia alguém para comprá-lo por um valor maior. Só que todo carnaval tem seu fim né? Esse mercado só se sustentaria se os preços continuassem subindo até que o Thanos quisesse estalar os dedos. E isso nunca aconteceu. (Qualquer semelhança com a bolha imobiliária dos EUA em meados dos anos 2000 não é coincidência).


Só no fim do mundo mesmo...

Claro que deu ruim


Todo mercado precisa de um comprador e no final dessa economia maluca e florida quando todos os ricos e nobres tinham tulipas e ninguém mais queria comprar o mercado entrou em colapso e essa foi uma das primeiras quedas de bolsa da história la por 1600.

Fora isso, o crash das tulipas aconteceu logo que descobriram um monte de fraudes – floristas estavam vendendo contratos falsos, que não davam direito a bulbo nenhum, o cara ficava com o dinheiro e no fim o investidor de não via a cor das flores, nem o dinheiro. A desconfiança reinou e ninguém mais queria comprar bulbos por contrato. Quem tinha vendido suas casas e carruagens para investir no dinheiro e ficar ricaço na temporada seguindo se viu sem nem o dinheiro do leite das crianças.



Tulipas para todos



Hoje qualquer um pode ter um bulbo e um buque de tulipa para chamar de seu, ah fala sério, não tem nada mais lindinho que um vaso de tulipas para alegrar a casa!

A área mais antiga de cultivo de tulipas na Holanda é a cidade de Lisse, onde temos o parque mais simpático que você respeita o Keukenhof.

0 comments

Recent Posts

See All
bottom of page